Estrutura da Questão

Explicando melhor a estrutura das questões.

Estrutura

No Exitus, a estrutura padrão das questões é composta por Texto Base ou Contexto e Comando ou Situação Problema. As questões são elaboradas seguindo a estrutura de questões interdisciplinares e contextualizadas. Sendo assim, ela poderá conter uma instrução, texto base e comando. No caso de questões de múltipla escolha, as alternativas são imprescindíveis.

Elementos da estrutura:
  • Instrução

    Indica o procedimento que o estudante deverá realizar para responder à questão. Esse elemento se caracteriza por ser a introdução da questão. São exemplos de instruções:
    “Responda à questão de acordo com o texto que se segue.”
    “Analise a figura para responder à questão abaixo.”

  • Texto base

    Insere-se o contexto da questão. Nele é apresentada a descrição da situação-problema em que o estudante deverá apoiar-se para responder ao que foi solicitado. O texto base poderá ser um texto, uma figura, uma tabela, uma charge, um gráfico, uma tirinha, uma música, uma poesia ou uma combinação desses itens etc. Enfim, qualquer portador de texto.

  • Comando

    Enuncia-se o que deverá ser feito após a leitura do texto base. Alguns autores consideram que o comando é a situação-problema.

  • Alternativas

    Em questões de múltipla escolha, há opções de resposta fornecidas ao estudante. Uma deverá ser totalmente correta em relação à situação-problema, e as demais, deverão ser distratores (alternativas que poderão estar corretas, mas não correspondem à resposta correta da situação proposta).

Segue um exemplo com a estrutura completa das questões.

Exemplo de questão
Exemplo de questão

Em relação às questões discursivas, no Exitus, é imprescindível que o docente insira a Resposta Correta, com a função de destacar os pontos os quais os estudantes devem discorrer em sua resposta para auxiliar o professor na hora da correção.