Tudo sobre os nossos tipos de questão.
Caracteriza-se por enunciar a situação-problema em forma de pergunta e, em seguida, um rol de alternativas de resposta. Exemplo:
Caracteriza-se por apresentar uma sentença com partes suprimidas para serem completadas com palavras ou expressões constantes das alternativas. Exemplo:
Caracteriza-se por apresentar, nas alternativas, várias respostas corretas e apenas uma incorreta, que é a solicitada. Na elaboração dessa questão, no comando/enunciado o elemento negativo deverá ser destacado. Exemplo:
Caracteriza-se por oferecer elementos com alguma relação entre si (correspondência, emparelhamento, combinação ou acasalamento) e, que devem ser associados, geralmente em duas colunas e, ao final, uma lista de alternativas com a sequência correta. Exemplo:
Caracteriza-se por apresentar elementos para serem ordenados segundo uma determinada lógica ou critério. Em seguida, dispõem-se alternativas com a sequência correta. Exemplo:
Caracteriza-se por apresentar uma sequência de indicações constantes: certo/errado; verdadeiro/falso; fato/opinião; sim/não. Este tipo de questão é interessante quando se quer avaliar um número significativo de conceitos, fatos e características. Em seguida, há uma lista de alternativas com a sequência correta. Exemplo:
Essa questão caracteriza-se por ter como elemento de interpretação um texto, um gráfico, uma tabela, uma gravura, uma fotografia e outros materiais para que o estudante faça interpretações, inferências, generalizações, conclusões e críticas. Exemplo:
Caracteriza-se por apresentar o enunciado do problema ou a situação-problema como uma afirmação a ser completada por uma das alternativas. Exemplo:
Caracteriza-se por apresentar duas afirmativas ou asserções que podem ou não ser proposições verdadeiras ou corretas, assim como podem ou não estabelecer relações entre si (causa e efeito, proposição e justificativa, princípio e justificativa, asserção e razão). Exemplo:
Essa questão apresenta uma situação contextualizada com afirmativas pertinentes a ela. A seguir, enuncia o problema ou situação-problema na forma de pergunta ou afirmação incompleta e apresenta uma chave de resposta. Recomenda-se esse tipo de item quando se quer avaliar vários tópicos de conteúdo utilizando uma única questão. Exemplo: